28 outubro, 2019

Estátua da Liberdade

A estátua, que tem a altura total de 92,9 m, sendo 46,9 m correspondendo à altura da base e 46 m à altura da estátua propriamente dita, foi um presente de Napoleão III, como uma forma de premiação aos Estados Unidos, após uma vitória em batalha travada contra a Inglaterra. O historiador francês Edouard de Laboulaye foi quem primeiro propôs a ideia do presente, e o povo francês arrecadou os fundos necessários para que, em 1875, a equipe do escultor Frédéric Auguste Bartholdi começasse a trabalhar nesta estátua de dimensões colossais.
O projeto teve vários atrasos, porque naquela época não era conveniente do ponto de vista político que, na França imperial, se comemorassem as virtudes da ascendente república norte-americana. Não obstante, com a queda do Imperador Napoleão III, em 1871, revitalizou-se a ideia de um presente aos Estados Unidos. Em julho daquele ano, Bartholdi fez uma viagem aos Estados Unidos e encontrou o que ele julgava ser o local ideal para a futura estátua - Bedloe, uma ilhota na baía de Nova Iorque, posteriormente chamada Ilha da Liberdade.
A estátua foi montada em solo francês e ficou pronta em 1884, sendo então desmontada e enviada para os Estados Unidos em navios, para ser remontada em seu lugar definitivo. A construção do pedestal que serve como base do monumento ficou a cargo dos norte-americanos.
Em 28 de outubro de 1886, milhares de pessoas acompanharam a cerimônia de inauguração do monumento.  O escultor Bartholdi estava presente.

No verão de 1885, os leitores do New York World viram uma oferta incomum na primeira página do jornal: seu editor, Joseph Pulitzer, pedia-lhes que doassem pequenas contribuições a um "fundo de pedestal" para ajudar a financiar a construção da base de uma nova estátua. "Não esperemos que os milionários nos deem esse dinheiro", escreveu ele.
Seu apelo foi bem sucedido. A campanha arrecadou US $ 101.091 de cerca de 160.000 colaboradores. E, com isso, a Estátua da Liberdade, cujas partes estavam esperando no porto de Nova York, foi finalmente montada.
A estátua icônica tornou-se um dos primeiros grandes projetos de crowdfunding nos Estados Unidos.
[https://therealdeal.com/issues_articles/crowdfunding-a-short-history/]

Poderá também gostar de ver:
Sra. Liberdade e Sra. Justiça. Enfim, juntas

Nenhum comentário: