26 outubro, 2019

O ábaco chinês

O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 em cada vareta de baixo, razão pela qual é referido como ábaco 2/5.
O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, o ano em que aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil de manusear.
Seu nome em mandarim é "suanpan", que significa "prato de cálculo". No quadro "Cenas à Beira-mar no Festival de Qingming", pintado em um pergaminho por Zhang Zeduan (1085-1145), um "suanpan" é visto em um apotecário ao lado de um livro de encargos e de prescrições do médico.
[https://www.custojusto.pt/setubal/coleccoes/abaco-chines-27733147]


No Wiki - Foi mostrado que alunos chineses conseguem fazer contas complexas com um ábaco, mais rapidamente do que um ocidental equipado com uma moderna calculadora electrônica. Embora a calculadora apresente a resposta quase instantaneamente, o aluno chinês consegue terminar o cálculo antes mesmo de seu competidor acabar de digitar os algarismos no teclado da calculadora.

Na Bozolândia - Em uma transmissão ao vivo no Face do presidente Jair, Abraham Weintraub usou barras de chocolate para explicar o bloqueio no orçamento repassado a universidades federais. No vídeo, ele espalhou 100 barras de doce na mesa, retirou "três, três e meio chocolatinhos" e afirmou que não estaria cortando e sim deixando para comer depois de setembro. No entanto, três chocolates e meio representam um bloqueio de 3,5% e não os 30% anunciados pelo MEC, o que gerou confusão.
[https://twitter.com/i/moments/1126797136547516417]

Jair nem esperou setembro. E entendeu que era para JÁ IR comendo a sua parte do chocolate contingenciado.
Ah, a falta que um ábaco faz!

Nenhum comentário: