25 outubro, 2019

Amor aos parênteses

A Rússia é um país misterioso cheio de gente com hábitos estranhos até nos menores detalhes. Um usuário croata do Twitter perguntou recentemente na plataforma sobre um comportamento trivial dos russos: "Por que os russos botam um parêntese no final de qualquer coisa que escrevem? Assim)".
"Qualquer coisa" já é demais. Você não encontrará um parêntese de fechamento perdido no meio de um artigo científico ou documento oficial. Mas, em qualquer texto informal ou na internet, sim!
Sim, nós amamos parênteses. E eis o porquê!
História
Parênteses de fechamento são a origem dos chamados smileys. Um dos maiores escritores russos de todos os tempos, Vladímir Nabôkov, estava entre os primeiros a concluir que as pessoas precisavam de emojis.
"Sempre penso que deveria existir um sinal tipográfico especial para o sorriso. Algum tipo de marca côncava, um parêntese indolente redondo que eu gostaria agora de traçar em resposta a sua questão."
Parece familiar? Sim, o velho e bom smiley!
Mas não foi Nabôkov quem popularizou essa onda. O sinal de bom humor deslanchou nos anos 1970 e, em 1982, o cientista da computação Scott Fahlman propôs usá-lo em textos, escrevendo assim: :-)
Depois, o símbolo se transformou em :)
Mas os russos o elevaram a um novo patamar, cortando os dois pontos e simplesmente adicionando um parêntese à palavra anterior.
Etiqueta do parêntese
Todo russo tem um jeito diferente de explicar por que ele curte usar os parênteses dessa maneira. Alguns dizem apenas que "é mais curto". Outros acham que os emojis são excessivamente emocionais.
Há, porém, algumas nuances. O número de parênteses faz toda a diferença.
Se for ), o significado é apenas educação.
Mas se for )), é sinal de que a pessoa realmente acha algo engraçado.
Se você receber uma mensagem com ))), ele ou ela estão dando um belo “hahaha”.
Outro escritor russo, o contemporâneo Víktor Pelêvin, já chegou a chamar os smileys de "desodorante visual". Ele escreveu, ironicamente:
"Normalmente, as pessoas colocam smileys quando acham que estão fedendo. Elas querem garantir um bom cheiro."
Boa comparação, não?)

Extraído de Por que os russos usam parênteses em vez de emojis?, por Oleg Egorov. RUSSIA BEYOND

Nenhum comentário: