07 maio, 2019

Encontros com o Inominável

Conta Machado de Assis que o Diabo, em certo dia, teve a ideia de fundar uma igreja. Embora os seus lucros fossem contínuos e grandes, sentia-se humilhado com o papel avulso que exercia desde séculos, sem organização, sem regras, sem cânones, sem ritual, sem nada. Vivia, por assim dizer, dos remanescentes divinos, dos descuidos e obséquios humanos. Nada fixo, nada regular. Por que não teria ele a sua igreja?
— Vá, pois, uma igreja, concluiu ele.
Capítulo III - A boa nova aos homens
Clamava ele que as virtudes aceitas deviam ser substituídas por outras, que eram as naturais e legítimas. A soberba, a luxúria, a preguiça foram reabilitadas, e assim também a avareza, que declarou não ser mais do que a mãe da economia, com a diferença que a mãe era robusta, e a filha uma esgalgada. A ira tinha a melhor defesa na existência de Homero; sem o furor de Aquiles, não haveria a Ilíada: "Musa, canta a cólera de Aquiles, filho de Peleu..." O mesmo disse da gula, que produziu as melhores páginas de Rabelais, e muitos bons versos de Hissope; virtude tão superior, que ninguém se lembra das batalhas de Luculo, mas das suas ceias; foi a gula que realmente o fez imortal. Quanto à inveja, pregou friamente que era a virtude principal, origem de propriedades infinitas; virtude preciosa, que chegava a suprir todas as outras, e ao próprio talento. (...)
[http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000195.pdf]

Em "A Comédia Divina", inspirada no conto "A Igreja do Diabo", de Machado de Assis, a atriz Mônica Iozzi é uma jornalista que tenta entrevistar o diabo (Murilo Rosa), que fundou uma igreja para difundir suas "virtudes" e conquistar fiéis. Mas ela não esperava que o demônio fosse tão sedutor.
[https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2017/10/06/monica-iozzi-tem-encontro-com-o-diabo-em-cena-de-a-comedia-divina-veja.htm]



Da confissão público-privada de Dave Pacheco:
Corri para o Diabo que esperava por mim.
Ele disse: você demorou tanto.
Eu disse: o tráfego foi um inferno.
Ele disse: você não tem ideia.
[https://plus.google.com/107246182325732580542]

Nenhum comentário: