17 maio, 2019

A lentidão vence

"O fato de o autor pensar devagar não é sério, mas o fato de ele publicar mais rápido do que ele pensa é indesculpável."
~ Wolfgang Pauli


Todos se lembram da história da tartaruga e da lebre, mas ninguém parece ter aprendido a lição que ela ensina: a lentidão vence.
Acontece que a fábula acertou. A pesquisa sugere regularmente que o chamado pensamento lento requer um pensamento mais disciplinado e produz decisões mais produtivas do que reações rápidas, que são menos precisas ou menos úteis. E o pensamento lento é - como a tartaruga, lenta mas seguramente - o que avança em novas intervenções nos campos mais díspares.

O estudo "Becoming a Man" (Tornando-se um Homem) da Universidade de Chicago, Harvard, Northwestern e da Universidade da Pensilvânia descobriu que as intervenções de pensamento lento, para os jovens que moram nos bairros mais cheios de gangues de Chicago, reduziram suas chances de se envolverem com crimes e melhoraram seu desempenho escolar em até 44 por cento.

Em um exercício, alunos empilharam 36 copos plásticos numa pirâmide em três minutos. Conseguiram-no aqueles que mantiveram um ritmo constante até a última taça, enquanto a pressão do tempo levou ao colapso das pirâmides por parte de outros. É como uma metáfora para a vida real, onde você tem que se concentrar através de distrações.

Shane Frederick, professor da Escola de Administração de Yale, é conhecido por ter criado o "Teste de Reflexão Cognitiva", uma medida simples para determinar se uma pessoa resolve um problema "rapidamente, com pouca deliberação consciente" ou "através de pensamento reflexivo e lento". Daniel Kahneman, o único não-economista a receber o Prêmio Nobel de Economia, incluiu o teste em seu livro "Thinking, Fast and Slow" (Pensando, Rápido e Lento).
Tem três perguntas:
1) Um bastão e uma bola custam US $ 1,10. O bastão custa US $ 1,00 a mais que a bola. Quanto custa a bola?
____cents
2) Se forem necessários cinco minutos a cinco máquinas para fazer cinco widgets, quanto tempo levaria a 100 máquinas para fazer 100 widgets?
____minutos
3) Em um lago, há uma cobertura de lírios. Todos os dias, a cobertura dobra de tamanho. Se levar 48 dias para cobrir todo o lago, quanto tempo levaria para cobrir a metade do lago?
____dias
Comentário
O que torna essas perguntas tão simples tão complicadas é que elas são feitas sob medida para tentar a intuição humana com respostas erradas específicas. Das 3.428 pessoas que Frederick pesquisou em seu estudo, 33% perderam as três perguntas e 83% perderam pelo menos uma das perguntas. Das várias universidades das quais Frederick coletou dados, o MIT teve a maior porcentagem de alunos para responder a todas as perguntas corretamente - apenas 48%.Frederick disse que os entrevistados normalmente deram as seguintes respostas intuitivas, mas incorretas: 1) 10 centavos, 2) 100 minutos e 3) 24 dias. A resposta correta para a primeira pergunta é de 5 centavos. A resposta correta para a segunda questão é de cinco minutos. A resposta correta para o terceiro problema é de 47 dias.

Pessoas otimistas têm uma coisa em comum: sempre atrasadas.
Elas acreditam que podem encaixar mais tarefas em uma quantidade limitada de tempo do que as outras pessoas e prosperar quando têm multitarefas. Simplificando, eles são fundamentalmente esperançosas.
Uma pessoa com tendência para o atraso gosta de parar e cheirar as rosas… Permanecer excessivamente ligada a horários significa incapacidade de aproveitar o momento.

https://www.bostonglobe.com/ideas/2015/07/25/the-power-slow-thinking/ToZbzYl7rG0yVMCtsZ7WnJ/story.html
https://waitbutwhy.com/2015/07/why-im-always-late.html

Nenhum comentário: