16 maio, 2019

O besouro-artilheiro

O termo besouro-artilheiro é a designação comum a diversas espécies de besouros da família dos carabídeos, como o Brachinus crepitans. Esse inseto vive a maior parte do tempo escondendo-se entre raízes de árvores ou debaixo de pedras. Sendo um animal carnívoro, eles alimentam-se de insetos de corpo mole. Podem ser encontrados em todo mundo, menos na Antártida.
Sua defesa consiste em produzir um jato quente para repelir possíveis predadores. Esse material fica localizado em seu abdômen, em duas glândulas, que possuem substâncias químicas que explodem quando misturadas (hidroquinona e peróxido de hidrogênio), mas são inertes quando mantidas separadas.
Assim, a primeira capacidade é que esse besouro possui duas bolsas distintas que mantêm as substâncias químicas separadas até que ele precise da reação química para protegê-lo.
A segunda capacidade é que esse besouro possui um revestimento de amianto em seu "caldeirão", uma câmara onde os produtos químicos são misturados. Esse revestimento impede que a explosão química destrua o corpo do besouro ao ser projetada para fora.
Entretanto, uma terceira capacidade se faz necessária para impedir que a explosão, que ocorre fora do corpo do besouro, atinja-o quando a corrente da química explosiva irrompe para fora do corpo. Se essa corrente fosse contínua, o besouro seria explodido pela reação química que sai do corpo; no entanto, o besouro expele sua corrente em pulsações gotejantes pequenas e contínuas. Assim, a corrente de material explosivo não é continua, de forma que o besouro não é morto por seu próprio mecanismo de proteção. Depois disso, a substância, que atinge uma temperatura média de 100 °C, é pulverizada no animal que lhe tiver causando incômodo.



C6H4(OH)2 + H2O2 → C6H4O2 + 2 H2O

O vapor resultante desta substância irritante é conhecido como p-benzoquinona, que explode embaixo do abdômen fazendo um barulho tão poderoso que pode ser ouvido pelos humanos. O resultado é uma substancia com uma temperatura tão alta que é capaz de escaldar o possível predador, ou causar queimaduras em animais maiores, como nós!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Besouro-bombardeiro
https://www.megacurioso.com.br/animais/70105-conheca-o-besouro-nervoso-que-dispara-jatos-superquentes-pelo-traseiro.htm
https://diariodebiologia.com/2010/09/besouro-bombardeiro-o-unico-animal-capaz-de-produzir-uma-bomba/

Bônus: O mundo dos besouros

Nenhum comentário: