28 maio, 2019

Parafuso telúrico

Em 1862, um geólogo francês chamado Alexandre-Emile Beguyer de Chancourtois (1820 - 1886), organizou os elementos químicos conhecidos em ordem crescente de suas massas atômicas por uma linha espiral em volta de um cilindro. Esse arranjo ficou conhecido como parafuso telúrico, sendo o termo telúrico referente à terra.
Chancourtois traçou as massas atômicas na superfície de um cilindro com uma circunferência de 16 unidades, a massa atômica aproximada do oxigênio. A curva helicoidal resultante apresentou elementos estreitamente relacionados em pontos correspondentes acima ou abaixo no cilindro. Assim, ele sugeriu que "as propriedades dos elementos são as propriedades dos números".
Apesar disso ocorrer entre alguns elementos, o grande número de irregularidades encontradas fizeram com que o trabalho de Chancourtois não recebesse maior atenção de parte da comunidade científica da época.
Foi a tabela de Dmitry Mendeleyev, publicada em 1869, que alcançou o reconhecimento mundial.
Hoje se conclui que a razão principal da refutação de seu trabalho não se concentrava apenas na questão experimental, mas na excessiva complexidade de seu trabalho para os métodos de se fazer ciência da época. Além disso, os editores omitiram uma tabela explicativa considerada crucial para a compreensão do trabalho

Nenhum comentário: