30 agosto, 2017

As Caravanas do Chico

"Caravanas" é o 37º disco (o 23º de estúdio) do compositor, cantor e escritor Chico Buarque, que começou a carreira em 1965. Este álbum acaba de sair pela gravadora "Biscoito Fino".
Todas as letras do disco estão aqui.
Obra-prima estrategicamente escolhida para fechar o disco, a faixa "As Caravanas" estabelece relações temáticas com as clássicas "Pivete" e "Meu Guri". Chico se inspira na melodia de "Caravan", do jazzista Duke Ellington, para narrar, como se delirasse, a chegada de jovens marginalizados das favelas do Rio às praias da cidade, comparando-os a muçulmanos refugiados.
Uma letra, que critica "A gente ordeira e virtuosa que apela / Pra polícia despachar de volta / O populacho pra favela / Ou pra Benguela, ou pra Guiné", aqui é envolvida pelo sutil e preciso violão de Chico, pelo beatbox de Mike, do "Dream Team do Passinho" e pelos arranjos e regência de Luiz Cláudio Ramos.
Se até a romântica "Tua Cantiga", do mesmo disco "Caravanas", gerou uma polêmica à qual foi decisiva a lúcida intervenção do Doutor em Linguística Sérgio Freire para pôr a pique certos posicionamentos obtusos, a música "As Caravanas" promete ser um prato cheio para as discussões nas redes sociais, nestes tempos de polarização ideológica.



"Sol, a culpa deve ser do sol
Que bate na moleira, o sol
Que estoura as veias, o suor
Que embaça os olhos e a razão."

16/11/2018 - Atualizando ...
A noite desta quinta-feira (15) foi especial para diversos artistas nacionais. Por volta das 20 horas, a cerimônia do Grammy Latino começou a apresentar os vencedores das categorias brasileiras da premiação em festa que aconteceu no MGM Grand Garden Arena de Las Vegas (Nevada, oeste dos Estados Unidos). Chico Buarque — que não compareceu à premiação — ficou com os troféus de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, por "Caravanas", e Melhor Canção em Língua Portuguesa, com "As caravanas".

Nenhum comentário: