21 agosto, 2017

Quando o eclipse começar

Um eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e nós, lançando sua sombra sobre a superfície da Terra. Se é um eclipse total, o Sol fica totalmente obscurecido pela Lua, que, por uma coincidência cósmica, encontra-se ao ser vista da Terra com o tamanho aparente ao do Sol. Nos lugares em que está a acontecer um eclipse total, a visão que se tem do Sol então se reduz a um anel de luz ao redor da Lua; em outros lugares, a partir dos quais um eclipse parcial do Sol é visível, tem-se a impressão de que o Sol tomou uma "mordida".
Mas, ao contrário de um eclipse lunar, que pode ser observado sem proteção ocular, é importante tomar precauções quando se observa um eclipse solar. Assim como não se deve ver o sol diretamente em qualquer dia, não devemos fazê-lo também durante um eclipse, e menos ainda através de binóculos, câmera ou telescópio. Você tem que usar filtros de qualidade e com o fator de proteção necessário sob pena de sofrer danos permanentes nos olhos - com risco inclusive de perda da visão. E eu não estou exagerando. Radiografias, óculos de soldador NÃO são proteções adequadas, como também não o são, provavelmente, aqueles óculos de eclipse que você guardou no fundo de uma gaveta por um não sei quantos anos, devido à probabilidade do filtro haver-se degradado.
Se você não sabe muito bem como acompanhar um eclipse solar, tente estar presente num dos locais em que isso acontece de forma segura. Planetários, observatórios, centros de ciência e associações de astrônomos sempre organizam algo para o evento.
Caso contrário, haverá também transmissões ao vivo pela Internet, como a da Sky-Live.tv. Além disso, milhões e milhões de fotos e vídeos vão estar disponíveis na Internet, em tempo real, quando o eclipse começar.

Extraído de: http://www.microsiervos.com/archivo/ciencia/eclipse-sol-21-agosto-2017.html

Internet e a eclipse da Super Lua de setembro de 2015
segundo @Oatmel
Para quem quiser ver o eclipse de hoje nas capitais brasileiras:


•Os poetas não se dão, dizem, mas eu já morei com um espécime.
•De paredes-meias, graças a Deus.
•Ele era alvar, refinado como o açúcar e praticava a vivissecção.
•Ensinou-me a fazer albas para o anoitecer.
•Porém, era um derruído e sua casa também ruiu.
•Daquele cone de sombra restou o meu gosto pelos eclipses.

Extraído de: A poesia é necessária, por Paulo Gurgel

A aula sobre eclipse | Eclipses: solar x lunar | Eclipses: no Brasil, da Terra e em Marte

Nenhum comentário: