07 agosto, 2017

Uma estrela do tamanho de Saturno

O tamanho é importante, pelo menos no que se refere a estrelas. No caso de EBLM J0555-57Ab é ainda mais importante. pois se trata da menor estrela já encontrada até a presente data.
Com um tamanho semelhante ao de Saturno, a estrela apresenta uma massa 85 vezes a de Júpiter, o planeta mais massivo do sistema solar.
Em sua superfície, pesaríamos umas 300 vezes o que pesamos na Terra. Isto permite que, em seu interior, as condições de temperatura e pressão sejam suficientes para realizar a fusão do hidrogênio para transformá-lo em hélio, o que a converte em estrela. Com um pouco menos de massa, ela seria uma anã marrom.
EBLM J0555-57Ab não é especialmente relevante. Pois certamente logo encontraremos mais estrelas de massa similar — o que é interessante para confirmar os limites inferiores de massa para a formação de estrelas.
Os valores que os astrônomos manejam atualmente parecem estar corretos.
Claro que, como diria qualquer matemático, um exemplo em favor não prova nada, enquanto um em contrário, sim.
EBLM J0555-57Ab está situada na constelação de Pictor, a 600 anos-luz da Terra. A estrela faz parte de um sistema binário que, por sua vez, faz parte de um sistema triplo e ela foi detectada ao passar em frente da sua companheira EBLM J0555-57Aa.
A notícia sobre sua descoberta está em A star about the size of Saturn – the smallest ever measured – has been identified by astronomers.

Via Microsiervos

Nenhum comentário: