24 agosto, 2017

Lápis com borracha

Hymen L. Lipman nasceu em 20 de março de 1817, em Kingston, Jamaica, de pais ingleses. Ele emigrou com eles para os Estados Unidos em 1829, e residiu na Filadélfia até 1893, o ano em que morreu.
Em 30 de março de 1858, Lipman garantiu o registro da patente US 19783 A para o primeiro lápis com borracha.
Em 1862, Lipman vendeu sua patente a Joseph Reckendorfer por US $ 100.000, que depois processou o fabricante de lápis Faber pela violação de direitos.
Em 1875, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu contra Reckendorfer, declarando a patente inválida porque a sua invenção era na verdade uma combinação de duas coisas já conhecidas sem nova utilidade.

N. do E. - Antes da borracha, migalhas de pão eram usadas para apagar a escrita do lápis.
Em 1770, o Dr. Joseph Priestley fez a primeira menção em inglês de um pedaço de uma substância (borracha) que poderia apagar as marcas do lápis no papel. No final do prefácio à sua obra "Introdução Familiar à Teoria e à Prática da Perspectiva", ele descreveu: "Desde que este trabalho foi impresso, vi uma substância perfeitamente adaptada ao propósito de limpar do papel das marcas de um lápis-de-chumbo-preto (grafite), que deve ser de singular utilidade para quem pratica o desenho, O Sr. Nairne, fabricante de instrumentos matemáticos, em frente ao Royal Exchange, vende uma peça cúbica de cerca de meio centímetro por três xelins, E ele diz que vai durar vários anos".

Ver também: A breve história do lápis.

Nenhum comentário: