11 agosto, 2017

A resposta de Bertrand Russell a um fascista britânico

22 de janeiro de 1962
Prezado Sir Oswald Mosley,
Obrigado por sua carta e por seu anexo. Eu tenho pensado em nossa correspondência recente. É sempre difícil decidir como responder a pessoas cujo ethos é tão estranho e, de fato, repulsivo para si próprio. Não é que eu não concorde com os pontos gerais que você apresenta, mas é que cada centelha de minha energia tem sido dedicada a uma oposição ativa contra o fanatismo cruel, a violência compulsiva e a perseguição sádica que caracterizaram a filosofia e a prática do fascismo.
Eu me sinto obrigado a dizer que os universos emocionais que habitamos são bem distintos e, de formas mais profundas, se opõem, que nada frutífero ou sincero jamais poderá surgir da associação entre nós.
Gostaria de que você entendesse a intensidade desta convicção de minha parte. Não é por qualquer tentativa de ser rude que eu digo isto, mas é por  causa de tudo que eu valorizo ​​na experiência e realização humanas.
Com os melhores cumprimentos,
Bertrand Russell
The Guardian, via FLASHBAK

Nenhum comentário: