14 agosto, 2017

Uma demonstração da segurança do elevador

Em 23 de março de 1857, a Otis Elevator Company completou a primeira instalação comercial de elevadores de passageiros em uma loja de departamentos de cinco andares, a E. V. Haughwout Company (*), na esquina da Broome Street com a Broadway, onde é atualmente o distrito de SoHo, em Nova Iorque. Depois das vendas muito lentas, nos primeiros anos da empresa, a Otis decidiu fazer uma demonstração dramática no New York Crystal Palace, um grande salão de exposições construído para a Feira Mundial de 1853.
Empoleirado numa plataforma móvel bem acima da multidão, no Palácio de Cristal de Nova Iorque, um mecânico pragmático (o próprio Otis, ao que parece) chocou a multidão quando cortou dramaticamente a única corda que suspendia a plataforma em que estava. A plataforma caiu alguns centímetros, mas em seguida parou. Seu novo e revolucionário freio de segurança funcionara, impedindo que a plataforma caísse no chão.
- Tudo bem, cavalheiros! - proclamou o homem.
A demonstração de Otis teve o efeito desejado. Ele vendeu sete elevadores naquele ano, e quinze no ano seguinte.
HT Rick Brutti @ Rbrutti

(*) Este foi um dos vários aspectos em que o Edifício EV Haughwout (na gravura) foi um projeto pioneiro. O prédio teve o primeiro elevador de passageiros bem sucedido do mundo, um elevador hidráulico projetado para o edifício por Elisha Graves Otis. Custou US $ 300, desenvolvia uma velocidade de 0,2 metros por segundo, e era movido por uma máquina a vapor instalado no porão. Embora a estrutura de cinco andares não fosse mais alta do que outros edifícios da época, e não precisasse de um elevador, Haughwout sabia que as pessoas viriam para ver a nova novidade e ficariam para comprar mercadorias.

Nenhum comentário: