18 agosto, 2017

Paulo Silvino é samba!

Da década de 1960 até 2016, o ator Paulo Ricardo Campos Silvino (1939 - 2017) atuou em muitas peças de teatro, filmes e programas de TV.
O humor que ele praticava era fortemente baseado em bordões e piadas de duplo sentido. São memoráveis os seus bordões: 1) do policial Fonseca, no quadro em que contracenava com Jô Soares ("Guenta, doutor, ele gueeeenta!"); 2) do porteiro Severino ("Isso é uma tremenda bichona, seu diretor!" e "Cara, crachá! Cara, crachá!") e 3) do Frei Serapião ("Ah, como era grande!"). O comediante buscava a piada simples, de gosto popular, e popularizava seus personagens por meio dos bordões.
Ele faleceu em 17 de agosto de 2017, no Rio de Janeiro, vítima das complicações de um câncer do estômago.


O que talvez muita gente não saiba é que Paulo Silvino iniciou sua carreira artística como compositor e cantor. Com 20 anos, ao compor e interpretar a maioria das canções do LP Nova Geração em Ritmo de Samba, ainda sob o nome de Silvino Júnior. "Dizendo os sambas", como Sinhô, Noel Rosa e Mario Reis já o faziam tempos atrás.
Também foi Paulo Silvino que coordenou a edição deste LP de estreia, que teve a participação de Eumir Deodato (piano e arranjos), Altamiro Carrilho (flauta), Durval Ferreira (violão) e Claudete Soares (voz), entre outras estrelas da música popular brasileira.
Discografia
Nova Geração em ritmo de Samba (1960)
O Riso e a Lágrima (1968)
Paulo Silvino e Tamba Trio (1970)
A Festa do Macaco (1979)
Mulata Oba-Oba (1983)
Marcha da Boneca (1988)
Paulo Silvino Arregaçando Tudo (1998)

28/08/2017 - Atualizando ...
Jaime Nogueira repassa o vídeo em que Paulo Silvino conta para Jô Soares como foi o processo de criação da "Garota do Arpoador" (a "Lúcia dos Olhos Azuis", do LP "Paulo Silvino Arregaçando Tudo"), uma música que ele compôs por telefone, durante três meses, com o seu amigo e também compositor Orlandivo.

Nenhum comentário: