28 agosto, 2017

IgNobel x Nobel

IgNobel ou Nobel - qual tem mais valor?
Pode parecer ridículo argumentar que uma paródia, como é o Prêmio IgNobel, poderia ter mais valor do que um Nobel real. Claro, quando se trata de ciência real, os Nobels ainda são o pináculo. Mas, talvez, como eu salientei nesta entrevista para o BBC World Service, em 2016, os IgNobels são realmente mais valiosos quando se trata de atrair a atenção para a ciência e torná-la mais acessível.
NOTA ADICIONAL
Os pensamentos acima foram desencadeados durante a entrevista em si, mas o que me preocupa não é tanto o impacto dos IgNobels (onde, do meu ponto de vista como um comunicador de ciências, as vantagens e as desvantagens se equilibram) como a falta de impacto dos verdadeiros Prêmios Nobel. Estes foram originalmente destinados a libertar os destinatários de outras funções para que eles possam se concentrar em pesquisa. Mas seus efeitos estão geralmente longe disso, com a maioria dos prêmios indo para as pessoas no final de suas carreiras de pesquisa (quase inevitavelmente, uma vez que o valor da descoberta teve tempo para se tornar aparente antes de o prêmio ser concedido),e que não precisam de apoio, uma vez que a sua reputação é tal que a concessão de financiamento flui para eles de forma bastante livre.
Dr. Len Fisher, lenfisherscience.com

Len Fisher (foto) foi um dos ganhadores do Prêmio IgNobel de Física de 1999 por calcular o melhor método de molhar um biscoito.

Nenhum comentário: