31 janeiro, 2016

A raposa rápida e o cão preguiçoso

O que é pangrama
Um pangrama ou pantograma é uma frase que usa todas as letras do alfabeto pelo menos uma vez.
"The quick brown fox jumps over the lazy dog" — do inglês, A rápida raposa marrom salta sobre o cão preguiçoso — foi usada em lições de digitação, e desde então vem ganhando popularidade, com muitos tipógrafos usando-a para mostrar o próprio trabalho.
Este é o teste da língua inglesa mais famoso, mas está longe de ser o mais eficiente. Essa honra vai para o pangrama perfeito "Cwm fjord bank glyphs vext quiz", que usa cada letra do alfabeto uma única vez. Entretanto, é preciso memória para lembrar-se dela.
Conforme Witaro, "The quick brown fox jumps over the lazy dog" era um componente vocal usado em magias negras na Idade Média. Este PANgrama era recitado, várias vezes como um mantra, em casos onde não era suficiente desenhar um PENTAgrama no chão. A raposa representava o laborioso Mago que desejava superar alguém, o cachorro. Os supostos magos fizeram muitos avanços em tipografia para escrever seus Grimórios.
Fonte: A origem das barras coloridas da TV e outros testes de padronização, por Sarah Zhang. In: GIZMODO BRASIL (10 de abril de 2015)

Vídeo
Uma raposa rápida pulando sobre um cão preguiçoso!



Curiosidades
Menores pangramas em português (com as letras "k", "w" e "y" já inclusas):
  • Quem traz CD, LP, fax, engov e whisky JB? (29 letras)
  • Jane quer LP, fax, CD, giz, TV e bom whisky. (30 letras)
  • TV faz quengo explodir com whisky JB. (30 letras)
No Microsoft Word, é usado para preenchimento de texto trechos da ajuda do sistema, na versão 2010, pela seguinte linha de comando:
=rand(x,y)
fazendo x = número de parágrafos desejado, e y = número de vezes que se deseja que a frases sejam repetidas em cada parágrafo.
Ex.: =rand(1,1) No menu Inserir, as galerias incluem itens que são projetados para corresponder à aparência geral do documento.

Nenhum comentário: