17 janeiro, 2016

Palavras de despedida

O funeral de Amir Vehabović, em 2007, foi mal prestigiado – 46 pessoas haviam sido convidadas para a cerimônia, mas apenas sua mãe compareceu.
Os outros 45 receberam depois esta carta:
Para todos os meus queridos "amigos", 
Alguns de vocês eu conheci mais cedo, desde os tempos de escola. Outros, porém, do cultivo de um relacionamento nos últimos anos. Até o meu "funeral", eu considerava todos vocês meus amigos íntimos. Assim, foi com choque e, admito, com tristeza e raiva, que eu percebi que nenhum de vocês conseguiu encontrar tempo para vir e me dizer adeus, ao saber que eu estava para ser enterrado. Eu teria entendido se apenas alguns tivessem vindo, trazendo flores e palavras de desculpas em nome dos outros que não puderam fazê-lo. Mas nenhum. Nem um único de vocês veio para me render as últimas homenagens. Eu vivi por nossas amizades. Elas significavam tanto para mim quanto a própria vida. Mas como foi fácil, a vocês todos, esquecer as promessas de amizade eterna dos quais eu ouvi em tantas ocasiões. Quão diferentes nossas idéias de amizade parecem ser. Eu pago um monte de dinheiro para obter um atestado de óbito falso e para subornar agentes funerários a lidar com um caixão vazio. Eu pensei que meu "funeral" seria uma boa piada – o tipo de brincadeira que, às vezes, fazemos uns com os outros. Agora, eu tenho apenas uma última mensagem para vocês: meu "funeral" pode ter sido encenado, mas vocês podem me considerar morto, porque eu não tenho interesse em ver nenhum de vocês novamente.
Parting Words, Futility Closet

Nenhum comentário: