08 janeiro, 2016

A pesca das bicicletas

Quantas bicicletas acabam nos canais de Amsterdam?
Arie Beer, Superintendente da Waternet (a Autoridade da Água em Amsterdam), diz que "a pesca das bicicletas tem uma história peculiar. Todos os anos nós pescamos entre 12 mil e 15 mil bicicletas".
A cidade holandesa tem 750 mil habitantes que, juntos, possuem um número estimado de 881 mil bicicletas. É conhecida como a cidade das bicicletas.
Mas, Amsterdam tem também 165 canais, com um comprimento total de 100 quilômetros – o que proporciona muitas oportunidades para uma bicicleta cair num deles. Aqui está um vídeo de um bom samaritano salvando uma bicicleta que havia sido soprada para dentro da água pelo vento.
Na verdade, elas são em maior quantidade jogadas nos canais após serem furtadas e por puro vandalismo.
Para resgatá-las, Amsterdam mantém uma equipe de quatro mergulhadores profissionais em plantão permanente. Não só por causa das bicicletas. Por muitos outros objetos que também vão parar nos canais, como os carros, por exemplo. Um deles por semana, em média, vai dar na água.
A seguir, está uma mostra de como é feita a pesca das bicicletas, o que já virou inclusive uma atração turística da cidade.



Nenhum comentário: