10 janeiro, 2016

Purê, nunca mais

Não deixei que lhe tirassem a pele. Estava tão feliz!


Ver também: Cabeça de Batata

Dúvidas de Português
A forma correta de escrita da palavra é purê. A palavra pirê está errada, não devendo assim ter registro escrito. Purê é um substantivo masculino e se refere a um prato feito com legumes ou frutas amassadas até ficarem com consistência de papa. O mais comum é o purê de batata, mas também se faz purê de maçã, purê de ervilhas, purê de pera,…
Purê é um estrangeirismo, tendo sua origem na palavra francesa purée. Enquanto em alguns estrangeirismos utilizamos a palavra na sua forma original (como mouse, delivery, shopping,…), em outros utilizamos a forma aportuguesada da palavra. No caso em questão, a palavra purée foi aportuguesada para purê com base na sua pronúncia e nas regras da língua portuguesa (como batom, abajur, boxe,…).
A palavra pirê aparece como sendo uma tentativa de aproximação da pronúncia da palavra em francês. Assim, alguns defendem a sua utilização apenas na linguagem falada ou quando o registro escrito for purée. Contudo, uma vez que a palavra foi aportuguesada, devemos privilegiar a forma que respeita as regras ortográficas da nossa língua, ou seja, purê.

Purê x pirê no Google
Como foi a busca em 10/01/2016, às 12 horas:
Purê:806 000 resultados
Pirê: 51 600 000 resultados

Nenhum comentário: