As ciências robóticas estão avançando uma barbaridade e, nestes tempos, cientistas malucos da Universidade de Tóquio inventaram braços robóticos capazes de descascar bananas sem destruí-las durante o processo. Aparentemente, manusear materiais delicados, neste caso uma fruta macia, é algo fora do alcance de muitos dispositivos robóticos devido à dificuldade de calibrar a força com que devem segurar, pressionar e rasgar os materiais.
Claro que a invenção, mesmo sendo um aparente avanço tecnológico, ainda não é grande coisa: leva 3 minutos para descascar uma banana e só o faz corretamente seis em dez vezes; nas outras vezes, a banana acaba virando mingau. Eles dizem que pelo menos conseguiram entender como é o processo de "aprendizado por imitação", reduzindo para 13 horas o treinamento em descascar bananas, que, de outra forma, seriam milhares de horas de cálculos de GPU (sigla em inglês para "Unidade de Processamento Gráfico").
Por humildade e ignorância também, devem ter sido levados a perceber que estão descascando as bananas da maneira errada. Ao invés de começar pela parte dura e pontiaguda, sabe-se que é muito mais fácil descascar as bananas abrindo-as por outro lado. Isso é algo que às vezes é atribuído aos macacos – que supostamente sabem muito mais sobre comer bananas do que os humanos – mas outro grupo de especialistas diz que, na realidade, os macacos na natureza não comem tantas bananas quando estão em seu habitat natural. Eles apenas as mastigam com casca e tudo.
http://www.microsiervos.com/archivo/robots/avances-robots-pelar-platanos.html
http://youtu.be/P8svUCSuMS4
LINK INT: A história parabólica dos macacos e das bananas, sempre apropriada
Nenhum comentário:
Postar um comentário