17 julho, 2023

"Parabéns!" pelo novo emprego (com uma ponta de inveja)

Ou: Todas as coisas que quero dizer quando escrevo "Parabéns!" em sua página do Facebook
Por Jess Dweck. In: THE NEW YORKER (17 de dezembro de 2016)
Tradução: PGCS
Parabéns pelo novo emprego! Foi ótimo para você!
Você o merece totalmente. E não poderia ter acontecido com uma pessoa melhor.
Bem, talvez eu, mas, haha, você sabe o que quero dizer.
Como eu disse, você merece totalmente esta oportunidade, mas como conseguiu?
Sendo você, você, especificamente.
E por que não entendi?
Eu fui mencionado?
Você tem certeza? Nem mesmo meu primeiro nome?
Bem, você é alguns meses mais velho do que eu, então acho que você tem mais experiência.
Ah, você é mais jovem?
Huh.
Legal. Trilegal.
Tudo bem. Estou apenas alguns meses atrás, eu acho.
Oh, você é três anos mais novo.
(suspiros)
Morrer.
Morrer.
Por favor, morra.
Morra em um incêndio.
Morra em uma gigantesca explosão de abelhas.
Mais abelhas. Morra em um grande incêndio de abelhas de fogo.
Você é o melhor. Eu o amo!
Por que você não vai morrer?
Desculpe, só me dê um minuto.
Só preciso de um momento para respirar.
Morrer.
Não, espere, estou bem. Já superei.
Morrer.
Hehe. Ainda tirando isso do meu sistema, aparentemente.
Está bem. Vou murchar lentamente, desconhecido e sem sucesso, enquanto vejo você realizar todos os meus sonhos. Pelo menos um de nós está fazendo isso!
Talvez eu possa ser seu gerente? Ou o que segura seu guarda-chuva?
Tem certeza de que não fui mencionado? Imagino que eu provavelmente estava na lista.
E você definitivamente mencionará meu nome se eles estiverem procurando por outra pessoa, mesmo que agora você represente tudo o que mais me ressente?
Tenho certeza que você sabe no fundo do seu coração que você só conseguiu isso por pura sorte e bom momento, e que eu provavelmente deveria ter sido contratado em seu lugar.
Quero dizer, você provavelmente vai falhar e ser demitido em uma semana, e então eles vão perceber que deveriam ter me contratado. Vou consolá-lo e enviar-lhe textos encorajadores, embora eu tenha previsto tudo isso. (Afinal, sou seu bom amigo.) Você nunca deveria ter passado por isso. Receber um trabalho tão incrível apenas para tê-lo cruelmente arrancado de você tão cedo - tão injusto! Mas estou confiante de que você se recuperará no devido tempo e aceitará que eu fui contratado para substituí-lo. Você verá isso como a conclusão natural e inevitável desta saga, tão previsível quanto o nascer do sol todas as manhãs no leste e o pôr do sol no oeste. Você vai entender que sempre fomos e sempre seremos: eu, um sucesso, e você, um fracasso.
Vamos sair para beber para comemorar seu novo emprego!!!

Nenhum comentário: