21 julho, 2023

Subterrâneos e fungos

SUBTERRÂNEOS
"Underland: A Deep Time Journey" trata-se de uma jornada encantadora ao universo oculto sob nossos pés. "No subterrâneo", escreve Robert Masfarlane, "colocamos aquilo que tememos e desejamos perder e aquilo que amamos e desejamos salvar".
Estas três tarefas ocorrem entre culturas e épocas: abrigar o que é precioso, render o que é valioso e descartar o que é prejudicial.
Abrigo (lembranças, matéria preciosa, mensagens, vidas frágeis).
Rendimento (informação, riqueza, metáforas, minerais, visões).
Descarte (resíduos, trauma, veneno, segredos).
Aclamado como "o grande escritor da natureza desta geração" (Wall Street Journal), Robert Macfarlane é o célebre autor de livros sobre as interseções dos "reinos humano e natural". Em "Underland: A Deep Time Journey", ele entrega sua obra-prima: uma exploração épica do submundo da Terra como eles existem no mito, na literatura, na memória e na própria Terra. 
Há muito tempo, quando Johannes Kepler - o primeiro verdadeiro astrofísico - estava revolucionando nossa compreensão do universo, ele imaginou a Terra como um corpo ensamblado (organizado) que possui digestão, que sofre de doenças, que inspira e exala como um organismo vivo. Ele foi ridicularizado por isso. Três séculos depois, Rachel Carson fez da ecologia uma palavra comum. 
Pegando onde Kepler e Carson pararam, Macfarlane acrescentou:
O "tempo profundo" é a cronologia do subsolo. Quando vistas em tempo profundo, ganham vida as coisas que pareciam inertes.
FUNGOS
Além de servir como uma espécie de sistema nervoso central para a floresta , os fungos são responsáveis ​​por um quarto da biomassa da Terra e fornecem o maior organismo do mundo - o colossal cogumelo do mel das Montanhas Azuis do Oregon, superando a baleia azul com sua extensão micelial de quase quatro milhas quadradas e seu perímetro de duas milhas e meia.
Com "Underland: A Deep Time Journey", Macfarlane estende um convite lírico a uma jornada para outro universo misterioso da terra das trevas onipresentes.
Macfarlane extrai revelações afins do reino oprimido:
Todas as taxonomias desmoronam, mas os fungos deixam muitas de nossas categorias fundamentais em ruínas. Os fungos frustram nossos sentidos usuais do que é completo e singular, do que define um organismo e do que significa descendência ou herança. Fazem coisas estranhas com o tempo, porque não é fácil dizer onde termina ou começa um fungo, quando nasce ou quando morre. Para os fungos, nosso mundo de luz e ar é seu subsolo, ao qual eles ascendem provisoriamente aqui e ali, de vez em quando.
Mestres na longa visão de sobrevivência, os fungos oferecem um modelo incomparável - eles foram os primeiros a retornar ao local de devastação atômica em Hiroshima e sua presença no solo é um indicador da resiliência de uma floresta.

http://www.brainpickings.org/2019/08/16/underland-robert-macfarlane
http://blogdopg.blogspot.com/2014/10/o-maior-ser-vivo-da-terra.html

Nenhum comentário: