09 dezembro, 2022

Macacos e bananas

Um grupo de cientistas trancou cinco macacos em uma jaula, no centro da qual colocaram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.

Quando um dos macacos subiu na escada para pegar as bananas, os cientistas lançaram um jato de água fria sobre os que ficaram no chão.

Depois de algum tempo, os macacos aprenderam a relação entre a escada e a água, de modo que quando um macaco ia subir na escada, os outros batiam nele com paus.

Depois de ter repetido a experiência várias vezes, nenhum macaco se atreveu a subir a escada, apesar da tentação das bananas.

Assim, os cientistas substituíram um dos macacos por um novato.

A primeira coisa que o macaco novato fez, assim que viu as bananas, foi subir na escada. Os outros rapidamente o colocaram no chão e o espancaram antes que a água fria caísse sobre eles.

Depois de algumas surras, o novo membro do grupo nunca mais subiu na escada.

Um segundo macaco foi substituído, e a mesma coisa aconteceu com o que entrou em seu lugar.

O primeiro suplente participou com especial entusiasmo na surra do segundo.

Um terceiro foi alterado, e o evento foi repetido.

O quarto e, finalmente, o quinto dos macacos originais também foram substituídos por novos.

Os cientistas ficaram com um grupo de cinco macacos que, apesar de nunca terem recebido banho frio, continuaram a bater naquele que tentava alcançar as bananas.

Se fosse possível perguntar a algum deles por que acertou com tanta força aquele que subiu pelas bananas, essa certamente seria a resposta: "Não sei. Aqui as coisas sempre foram feitas assim".

Um comentário:

Ricardo disse...

Esta é uma versão diferente do mito da caverna de Platão