15 julho, 2021

Uns peixes peidorreiros - 2


A história de como o som dos arenques expelindo gás pela retaguarda foi interpretada por engano, por funcionários do governo sueco, como evidência da invasão de submarinos soviéticos, recebe um novo e elegante relato em novo episódio do podcast RadioLab:
Red Herring
Era o início dos anos 80, o auge da Guerra Fria, quando algo estranho começou a acontecer na costa da Suécia. A marinha relatou um som misterioso bem abaixo da superfície do oceano. Repetidas vezes, eles o ouviam perto de suas bases militares secretas, em seus portos e ao longo da costa sueca.
Após uma análise minuciosa, a Marinha tinha certeza. O som era uma invasão em suas águas, um ato de guerra, as salvas iniciais de uma possível aniquilação nuclear.
Magnus Wahlberg e Håkan Westerberg, os cientistas que descobriram que os supostos submarinos eram de fato arenques, receberam o Prêmio Ig Nobel, junto com um grupo de cientistas da Escócia e Canadá que haviam pesquisado independentemente o comportamento dos arenques. O prêmio centrou-se na biologia da descoberta.
A primeira apresentação pública dessa descoberta aconteceu em um evento do Ig Nobel no Instituto Karolinska, em março de 2012, com Magnus Wahlberg e Håkan Westerberg, auxiliados por um arenque morto, demonstrando o mecanismo biológico que produz o som.

Uns peixes peidorreiros - 1

Nenhum comentário: