06 julho, 2021

Pousos

Os verbos aterrissar e aterrizar são utilizados para se referir ao ato de pousar em algum lugar. Sinônimos do verbo aterrar, podem ser utilizados nas mesmas situações linguísticas, e a substantivação destes verbos origina as formas aterrissagem, aterrizagem e aterragem.
Vale observar que o verbo "aterrissar" e seu substantivo "aterrissagem" são as formas mais empregadas. Deixemos, pois, "aterrar" e "aterragem" para quando a pista de pouso for muito curta.
E, se o pouso acontecer na água (falando-se de hidroavião ou de cápsula espacial), então temos amerissar e amerissagem. Ou suas variantes amarar e amaragem.
Alunissar e alunissagem dizem respeito a pousos na superfície da Lua.
Um pouso em Marte como é chamado? Ah, não vamos nos martirizar com isto. Também é chamado de aterrissagem, partindo da premissa de que aterrissar não vem do nome do planeta Terra, mas sim de terra no sentido de chão, solo ou terra firme.
Entretanto, é uma situação que tende a se complicar. Em 2014, os cientistas da ISS fizeram pousar o robô Philae no núcleo de um cometa. Que nome daríamos a esta operação?
Talvez pouso, uma palavra que está por aqui o tempo todo. Pouso é como cousa, uma palavra Bombril -- de 1001 utilidades.

Nenhum comentário: