28 julho, 2021

A temperatura em Marte

Qual seria a sensação se você pudesse estar em Marte - quente tostado ou totalmente frio? Descubra mais sobre a temperatura em Marte neste vídeo de 60 segundos.


Transcrição do vídeo

Marte está em brasa?
Marte pode parecer quente, mas não se deixe enganar pela cor - Marte é realmente muito frio!
Em órbita, Marte está cerca de 50 milhões de milhas mais longe do Sol do que a Terra. Isso significa que recebe muito menos luz e calor para mantê-lo aquecido.
Marte também tem dificuldade em segurar o calor que recebe. Na Terra, muito do calor do sol fica preso em nossa atmosfera, que age como um cobertor para manter nosso planeta aquecido. Mas a atmosfera de Marte é cerca de 100 vezes mais fina que a da Terra - então, o calor do sol pode escapar facilmente.
Com que facilidade? Se você estivesse no equador marciano ao meio-dia, pareceria verão a seus pés, mas inverno perto de sua cabeça!
À noite, é ainda pior: quando o sol se põe, as temperaturas podem cair para três dígitos negativos! E cuidado com as noites frias de inverno, quando pode cair ainda mais!
Então, se você planeja visitar, é melhor trazer um traje espacial para se aquecer - Marte realmente é um planeta muito "legal".
[http://www.jpl.nasa.gov/edu/learn/video/mars-in-a-minute-is-mars-red-hot/]

Nenhum comentário: