26 julho, 2021

A cor que vemos quando fechamos os olhos

Feche os olhos. O que você vê? Provavelmente, a primeira coisa que respondemos é nada ou escuridão. Uma escuridão que costumamos associar à escuridão.
Mas, vamos fechar nossos olhos novamente e vamos ter cuidado: o que vemos realmente é preto? A verdade é que o que vemos é uma cor acinzentada, o eigengrau , sobre o qual vamos falar neste artigo.

Imagem: Bianca Torres, Quora

Nós chamamos eigengrau a cor que percebemos quando mantemos nossos olhos fechados ou estamos na mais completa escuridão, uma cor que é menos escura que à correspondente ao preto.
É uma cor cinza escura, perto do preto mas curiosamente e apesar de ser percebida na ausência de luz é mais clara do que um objeto desta última cor em plena luz. A intensidade cinzenta percebida pode ser ligeiramente diferente dependendo da pessoa. De fato, o termo em questão significa cinza, um cinza intrínseco e próprio do alemão. Considerando-se que este termo foi investigado e popularizado por Gustav Theodor Fechner, conhecido por seu importante papel na gênese da psicofísica e na mensuração da percepção humana.
Sua percepção é considerada um fenômeno gerado pela retina ou suas conexões nervosas com o cérebro, ou produto da ação deste. No entanto, foi observado que a cor percebida não é completamente estável. À medida que o tempo passa e nós mantemos nossos olhos fechados, o cinza gradualmente parece tornar-se mais claro ou mesmo percepções de outra cor podem aparecer.
A percepção da cor eigengrau pode parecer estranha se tivermos em mente que, na realidade, não poderíamos detectar nada com os olhos fechados ou em completa escuridão, sendo diversas as explicações que já se tentou oferecer em nível científico.

Ler a íntegra deste artigo em yes, therapy helps!

Nenhum comentário: