19 julho, 2021

Boxe. Curiosidades

The Knockdown. Smithsonian American Art Museum

Mais rounds em uma luta: 276
Antes do bom e velho Marquês de Queensbury chegar com seus rounds de 3 minutos (na verdade, ele não escreveu as regras, apenas colocou seu nome nelas), as lutas de boxe eram muito mais brutais. Em vez de um lutador ter intervalos regulares para descanso, o round terminava sempre que ocorria um knockdown. O boxeador derrubado teria então 30 segundos para ficar de pé e voltar para a linha no meio do ringue conhecida como "o zero" (portanto, o termo "pronto para o risco" significa atender a esse padrão exigido). Além disso, as lutas geralmente eram "lutas até o fim" e, como você pode imaginar, isso levava a enfrentamentos bastante longos. Como a sempre lembrada luta de 276 rounds entre Patsy Tunney e Jack Jones, com duração de quatro horas e meia, em Cheshire, Inglaterra, em 1825.
N. do T. Como as lutas podiam ter um número ilimitado de rounds, estes podiam ser bem curtos, com os lutadores fingindo cair por golpes menores para aproveitar os períodos de descanso.
Luta mais longa com luvas: 7 horas 19 minutos
Em 6 de abril de 1893, dois lutadores leves talentosos se reuniram no Clube Olímpico em Nova Orleans. Andy Bowen era um batedor atarracado que se mantinha firme e, às vezes, levava três ou quatro socos para devolver apenas um. Ele havia lutado um empate em 43 rounds contra Charley Johnson em 1890, então não lhe eram estranhas partidas longas. Jack Burke fora campeão dos leves do Texas, mas era menos experiente do que Bowen. O árbitro John Duffy considerou uma luta de "No Contest", já que nenhum dos lutadores estava em condições de continuar, e a bolsa de $ 2.500 foi dividida entre os dois. Eles estavam nisso por 110 rodadas e mais de 7 horas - um feito incrível por qualquer padrão. Burke quebrou todos os ossos de ambas as mãos durante a luta e quase se aposentou depois, mas continuou por um curto período. Ele viveu até 1942. Bowen teve menos sorte e durante uma luta contra "Kid" Lavigne, um ano depois de lutar contra Burke, em um knockdown ele bateu com a cabeça na superfície do ringue de madeira e morreu aos 27 anos.

Fonte: http://boxingtriviaguy.blogspot.com/2013/09/the-longest-fights-in-boxing-history.html

Nenhum comentário: