16 julho, 2021

Histórias com o Saci

Quem conta é Leonardo Mota (em "Sertão Alegre")
Nos sertões do Nordeste, caçadores e lenhadores costumam pôr na frincha de uma árvore da mata em que se encontram certa porção de fumo para Santa Clara. A santa, em recompensa, faz com que naquele dia a chuva não lhes estorve o trabalho. Em São Paulo há uma superstição semelhante: - quem sai a caçar, em dia de sexta-feira, tem a obrigação de levar um pedaço de fumo para o Saci-Pererê. De um caipira mentiroso, fértil no relato de inverossímeis proezas venatórias, repete-se que o mesmo contava:
"Uma sexta-feira, eu me esqueci de levar o fumo. Estava pensando nisso, quando o Saci apareceu e me exigiu o tal tributo que lhe era devido. Fiquei atrapalhado, mas resolvi ver se enganava o Saci e o matava.
Disse a ele:
- Fumo, mesmo, fumo eu não truxe não, mas truxe o cachimbo carregado."
Aí, meti-lhe o cano da espingarda na boca e puxei o gatilho. Quando o tiro falou e eu esperava ver o Saci esperneando e morrendo, ele mexeu com as bochechas, como se estivesse enxaguando a boca com os caroços de chumbo e, cuspindo a carga da espingarda, me disse:
- O fuminho é fraco, mas é até cheiroso..."

http://blogdomarcelogurgel.blogspot.com/2020/10/folclore-politico-xliv.html

Quem conta é Monteiro Lobato
"Com a ajuda de Tio Barnabé, Pedrinho enfrenta seu maior medo e consegue capturar um Saci. O sucesso o enche de coragem e ele decide explorar a floresta levando numa garrafa o duende de uma perna só, que usa gorro vermelho e fuma cachimbo. Os dois se tornam grandes amigos e encaram juntos a Curupira, a Mula sem Cabeça e o Boitatá, entre outros monstros que povoam o imaginário infantil. Durante as aventuras, o Saci ajuda Pedrinho a ampliar sua compreensão do mundo. ' 'Dentro de cada criatura, bichinho ou plantinha, há uma força que a empurra para a frente. Essa força é a vida. Empurra e diz no ouvido das criaturinhas o que elas devem fazer. A vida é uma fada invisível' ', ensina o mais esperto personagem da cultura popular." M. Lobato

http://blogdopg.blogspot.com/2015/10/o-saci-perere-resultado-de-um-inquerito.html

Nenhum comentário: