24 julho, 2021

Pessimistas de todo o Brasil, uni-vos!

Publicadas na "Isto É" e compiladas no livro "Cartas da Mãe - Henfil", as cartas de Henrique de Souza (1944-1988) à sua mãe Dona Maria merecem ser relidas. De narrativa clara, elas conduzem o leitor a profundas reflexões sobre a atual conjuntura, em que reaparece a necessidade de protegermos "esta planta muito tenra", que é a nossa democracia.
Criador de personagens icônicos dos quadrinhos brasileiros (como o cangaceiro Zeferino, o bode Orelana, a Graúna, o Cabôco Mamadô e os dois Fradim), Henfil era uma espécie de termômetro do ânimo da luta pela reabertura democrática. Naquele momento, o país tentava livrar-se da ditadura militar, arregimentando suas forças pela anistia e para a campanha das "Diretas Já".
O Brasil de hoje sofre as turbulências de outro golpe, ao qual não faltou no momento mais azado o apoio dos militares. Os paisanos que o planejaram, financiaram e concretizaram ainda apostam na ampliação do desânimo como uma forma de desmobilização popular.
Foto: Henfil, sentado no colo materno

HENFIL NO CEARÁ

São Paulo, 9 de janeiro de 1980.
Mãe,
Sem piadinha. Vou me abrir.
Eu tenho acordado de uns seis meses para cá sem ânimo, sem esperança, sem vontade de brilhar, de lutar, de mudar a Lucinha, O Brasil, o mundo, o universo!
Muitas noites eu não durmo, assombrado. Pensando assim: tô ficando velho, é isso. Talvez o pessoal odara tenha razão e eu já seja coisa antiga.
Passo então a pensar angustiado em como enfrentar minha velhice tomando fortificantes, complexo B, mudando meu guarda-roupa.
Bão.
De repente eu percebi que o mano Betinho e a Maria também estão de farol baixo.
Aí, anteontem, pego o jornal e vejo o resultado da pesquisa Gallup que dizia que 71% dos brasileiros estão pessimistas. Há uma epidemia de desânimo e impotência assolando o país nesse exato momento!
O atual sistema, para governar, nos fez pessimistas. E pessimista não dorme, não faz amor, não faz partidos, não incomoda, não reclama, não briga.
Que diabo de país é este?
Pessimistas de todo o Brasil, uni-vos! Somos a maioria! Às ruas!
Henfil

Nenhum comentário: