31 julho, 2021

A mão que quebra a madeira e o concreto


Você já se perguntou como a mão humana pode partir um bloco de madeira ou concreto sem se danificar? Os físicos Michael Feld, Ronald McNair e Stephen Wilk também se perguntaram sobre a mesma coisa. Mas eles não eram apenas físicos; eles também eram entusiastas do caratê. Feld era faixa-marrom, enquanto McNair era faixa-preta de quinto grau. Em 1979, o trio publicou um artigo sobre essa curiosidade, e a resposta que encontraram foi, bem, encontrada na física.
Acontece que não há truque - o golpe perfeito do caratê nada mais é do que uma aplicação precisa das leis de Newton.
Feld, McNair e Wilk colocaram madeira e concreto em uma prensa hidráulica para determinar a quantidade de tensão (força) necessária para quebrar a parte inferior dos objetos. Uma prancha de madeira pode dobrar cerca de um centímetro antes de quebrar, o que requer uma força de 500 newtons. Os blocos de concreto só precisam ser defletidos um milímetro antes de quebrar, mas como o material é menos flexível do que a madeira, esse deslocamento requer 2.500 a 3.000 newtons. E como parte da energia é perdida na colisão, o punho precisa exercer ainda mais força do que isso para realmente quebrar os blocos.
Felizmente, a mão humana é capaz de gerar um grau muito alto de força em um período muito curto de tempo. O impacto de um golpe típico dura apenas cerca de cinco milissegundos. Por meio de uma combinação de teoria e experimento, a equipe descobriu que dentro deste breve lampejo de tempo, "a mão do carateca, ou praticante de caratê, pode exercer uma força de mais de 3.000 newtons, uma pancada de 675 libras". O modelo da equipe indica que a mão deve atingir a velocidade de 6,1 metros por segundo para quebrar madeira e 10,6 metros por segundo para quebrar concreto. "Essas velocidades concordam com nossa observação de que os iniciantes podem quebrar madeira, mas não concreto", escrevem eles. "Uma velocidade de mão de 6,1 metros por segundo está ao alcance do iniciante, mas uma velocidade de 10,6 metros por segundo exige treinamento e prática."
Bom saber!

Nenhum comentário: