14 julho, 2021

Os Pilares da Criação

Muitas das imagens astronômicas que o telescópio Hubble capturou já se tornaram ícones culturais. Como, por exemplo, a imagem dos Pilares da Criação, na Nebulosa da Águia, localizada na constelação de Ophiuchus e que tem aparecido em inúmeras mídias desde 1995.
Sua inegável beleza lhe rendeu considerável fama entre todas as imagens do Hubble. Mostra o que os astrônomos chamam de glóbulos de gás em evaporação, que emergem dos enormes pilares presentes na nebulosa e que, por sua vez, estão associados a um aglomerado estelar. Conhecido como M16, e no qual são abundantes as estrelas jovens, o aglomerado está localizado a cerca de 7.000 anos-luz de nosso Sistema Solar.


Nesta imagem, podemos ver como alguns desses glóbulos encontram-se presos às coluna de gás hidrogênio e poeira, como pequenos botões de uma árvore, enquanto outros já se separaram e se destacam como imagens cósmicas singulares.Os pilares, autênticas estalagmites de gás interestelar e com extensões de vários anos-luz, têm densidade suficiente para que novas estrelas se formem em seu interior.
Eles continuam a crescer à medida que capturam mais material de seu ambiente. Jeff Hester, da Arizona State University, explicou que as imagens do Hubble nos permitem fazer arqueologia cósmica para revelar o nascimento das estrelas.
A radiação que elas emitem ajuda a erodir as colunas, dispersando o gás no meio interestelar. Este verdadeiro vento estelar finalmente vencerá a batalha pois, conforme mais e mais estrelas nascem e novos aglomerados de estrelas se formam, sua radiação coletiva definitivamente destruirá o que foram os pilares de sua própria criação.

Los Pilares de la Creación, MÉTODE

Nenhum comentário: