25 julho, 2021

Autodepreciação (2)

Certa vez, Michelangelo foi perguntado como conseguia fazer esculturas tão belas.
Ele respondeu:
"Eu pego um bloco de pedra... E a estátua já está dentro; eu só tiro o excesso."
Michelangelo também tinha uma resposta mais elaborada:
"Em cada bloco de mármore vejo uma estátua; vejo-a tão claramente como se estivesse em minha frente, moldada e perfeita na pose e no efeito. Tenho apenas de desbastar as paredes brutas que aprisionam a adorável aparição para revelá-la a outros olhos como os meus já a veem".
David: uma comparação de 5 esculturas
David por Andrea del Verrocchio, 1473-75; Marble David por Donatello, 1408-09; David por Michelangelo, 1501-04; David por Donatello, 1435-40; David por Gian Lorenzo Bernini, 1623-24


Autodepreciação (1)

Nenhum comentário: