02 julho, 2019

Cama de balanço

Qualquer um que tenha colocado uma criança pequena numa rede de dormir, [1] [2] [3] [4] sabe que, mais facilmente, a faz adormecer com movimentos de balanço. Agora, dois novos estudos relatados na revista Current Biology de 24 de janeiro, um realizado com adultos jovens e outro com camundongos, acrescentam novas evidências aos amplos benefícios dos movimentos de balanço para o sono.
Na verdade, os estudos em pessoas mostram que o balanço não só leva a um sono melhor como também aumenta a consolidação da memória durante o sono.
"Ter uma boa noite de sono significa adormecer rapidamente e depois permanecer dormindo durante toda a noite", diz Laurence Bayer, da Universidade de Genebra, na Suíça. "Nossos voluntários - mesmo que fossem todos bons dormidores - quando foram balançados adormeceram mais rapidamente e tiveram períodos mais longos de sono profundo, associados a menos despertares durante a noite. Assim, mostramos que o balanço é bom para o sono."

Este vídeo mostra a "cama de balanço" (rockin bed) usada pelos pesquisadores

Current Biology, Perrault et al.: "Whole-Night Continuous Rocking Entrains Spontaneous Neural Oscillations with Benefits for Sleep and Memory"
DOI: https://doi.org/10.1016/j.cub.2018.12.028

Nenhum comentário: