01 julho, 2019

Entrevistando o aiatolá

Durante sua entrevista de 1979 com o aiatolá Khomeini, Oriana Falacci (foto) se dirigiu a ele como um "tirano" e conseguiu se desvencilhar do "chador".
OF: Eu ainda tenho que lhe perguntar muitas coisas. Sobre o "chador", por exemplo, que fui obrigado a usar para entrevistá-lo, e que você impõe às mulheres iranianas. Não estou me referindo apenas à vestimenta, mas ao que esta representa, quero dizer. As mulheres iranianas do apartheid foram forçadas a usá-la após a revolução. Elas não podem estudar na universidade com homens, eles não podem trabalhar com homens, eles não podem nadar no mar ou em uma piscina com homens. Elas têm que fazer tudo separadamente, usando seu "chador". A propósito, como você pode nadar vestindo um "chador"?
AK: Nada disso diz respeito a você. Nossos costumes não dizem respeito a você. Se você não gosta da vestimenta islâmica, não é obrigada a usá-la, pois é para mulheres jovens e mulheres respeitáveis.
OF: Isso é muito gentil da sua parte, Imã, e já que você me diz isso, eu vou imediatamente me livrar desse estúpido pano medieval. Pronto!
https://en.wikipedia.org/wiki/Oriana_Fallaci

Imã x ímã
O Michaelis (brasileiro) registra imã, «oficiante das orações diárias na mesquita», e ímã (com acento agudo no i), «peça de aço magnetizado que tem a propriedade de atrair o ferro e alguns outros metais; magneto».

Nenhum comentário: