01 julho, 2019

A dessalinização da água no Brasil

• Uma aula de honestidade e competência sobre as propostas de dessalinização
Quem sabe se for detonado e expurgado o atualíssimo bordão, o que proclama o BRASIL ACIMA DE TUDO E DEUS ACIMA DE TODOS, e um mínimo de bom senso por alguns minutos excitar pelo menos meia dúzia de sinapses na cabeça desta divina trupe e seus miquinhos amestrados que parecem até hoje não entender qual o serviço que lhe foi confiado pela população... Bem que poderia começar por esta magnífica aula.
Jaime Nogueira

Dessalinizar água no Brasil é admitir fracasso, diz chefe da área em Israel.
Há 80 anos investindo em gestão e tecnologia para abastecimento de água, Israel se tornou uma referência em uso eficiente e sustentável dos recursos hídricos. O país está localizado em uma das áreas habitadas mais secas do mundo, o que o obriga ao uso de técnicas caras como a dessalinização da água do mar. Essa tecnologia, por sinal, chegou a ser anunciada pelo atual presidente do Brasil  para abastecer o semiárido nordestino.
Atualmente, a ideia parece ter saído do radar governamental. Mas a explicação pode estar na visão dos próprios israelenses sobre a técnica. Diego Berger, coordenador de projetos internacionais da Mekorot (Companhia Nacional de Água de Israel), afirma que o Brasil não precisa dessa tecnologia, já que no nosso país há água suficiente. "O problema aqui é cultural, vocês têm uma cultura da abundância. E, quando você dessaliniza, você está reconhecendo o fracasso da gestão", diz.
Para ele, o problema brasileiro está no desperdício e na falta de uma melhor gestão. "Com gestão, acredito que vocês vão perceber que não precisam da última tecnologia (dessalinizar a água do mar). Vocês precisam de uma tecnologia adequada para a realidade de vocês".
Berger explica que Israel reutiliza 85% do esgoto, que responde por metade da água usada para irrigação na agricultura. Diz também que as perdas no país hoje representam apenas 10% – no Brasil esse índice, em 2016, chegou a 38% da água potável, segundo relatório da Rede Brasil do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas).
"Todo mundo vai a Israel para comprar tecnologia porque acha que tem solução rápida. A gente não está vendendo um programa, um software. Todas as políticas são de longo prazo. Você pode ir lá, comprar uma tecnologia e melhorar um pouco. Mas você tem de fazer a gestão, e isso é a longo prazo", diz.
"Você tem de ter aqui redução das perdas, utilizar bem as coisas, educar as pessoas", aponta Berger, deixando um conselho: "Vocês têm de resolver isso enquanto têm o recurso".
. . .
Fontes:
Carlos Madeiro – Uol Notícias. Dessalinizar água no Brasil é admitir fracasso. Publicado em 20 de maio de 2019. Link para a noticia.
Diogo Taranto – Portal Tratamento de Água. O mercado possui vários projetos e companhias de tratamento de águas. Publicado em 11 de junho de 2019. Link para a noticia.

Nenhum comentário: