16 julho, 2019

A primeira fotografia de uma estrela

Na noite de 16 de julho de 1850, Vega se tornou a primeira estrela (além do Sol) a ser fotografada, quando teve sua imagem registrada por William Bond e John Adams Whipple no Observatório de Harvard.
A foto era um daguerreótipo. Para obter esta imagem foi necessário efetuar uma exposição de 100 s. Com a tecnologia existente na época, as estrelas de 1.ª magnitude necessitavam de tempos de exposição superiores a 60 s e as estrelas de 2.ª magnitude por vezes não eram registadas com sucesso.
No relatório de WC Bond sobre este feito, pode ler-se:
"Com a ajuda do senhor Whipple, daguerreotypist, obtivemos várias impressões da estrela Vega (α Lyrae). Temos razões para acreditar que esta seja a primeira experiência bem sucedida deste tipo, tanto em nosso país como no exterior. Pela facilidade com que foi executada, com a ajuda de nosso grande equatorial (telescópio refrator com 38 cm de abertura), fomos encorajados a crer que será uma abertura para novos progressos. Deverá ser bem sucedida, quando aplicada a estrelas do menos brilho do que α Lyrae, a fim de dar-nos fotos corretas de várias estrelas, e suas vantagens serão incalculáveis."
Vega
Na Constelação de Lira, (é a estrela/sol de onde foram transmitidos os sinais de rádio extraterrestres captados na Terra mostrados no livro de Carl Sagan e, mais tarde, no filme, "Contato", com Jodie Foster), Vega é a quinta estrela mais brilhante do céu.
Foi também a primeira estrela a ter seu espectro analisado (em 1872).
Bastante próxima de nós, a cerca de apenas 26 anos-luz de distância, o seu tempo de vida será de apenas mais um bilhão de anos, um décimo da vida do nosso Sol. É duas vezes e meia mais massiva e cinquenta vezes mais energética do que o Sol.
Por volta do ano 14,000, Vega (foto a seguir) será a Estrela Polar nos céus da Terra, no lugar de Polaris, devido à precessão dos equinócios.


http://www.astrosurf.com/re/first_star_photograph.pdf
https://thoth3126.com.br/triangulo-de-estrelas-brilhantes-no-ceu/

Ver também: As primeiras fotografias da Lua e do Sol

Nenhum comentário: