13 julho, 2019

Os robôs mais famosos da ficção científica

A palavra "robô" origina-se da palavra checa "robota", que significa "trabalho forçado". Ela apareceu pela primeira vez, em janeiro de 1920, na obra do dramaturgo checoslovaco Karel Capek (1890-1938) chamada "Robôs Universais de Rossum", R.U.R., em que o protagonista Harry Domin cria uma empresa no meio do oceano dedicada à fabricação de criaturas com a aparência de seres humanos, com o objetivo de usá-las como mão de obra barata. Tudo funciona sem problemas até o Dr. Gall, chefe do Departamento de Psicologia dos Robôs Universais, dar alma a essas criaturas robóticas. O resultado é o esperado: os androides se rebelam por serem escravizados e declaram guerra à espécie humana.
(https://www.muyinteresante.es/tecnologia/fotos/los-robots-mas-famosos-de-la-historia)

Rosie, dos Jetsons
É a empregada doméstica robô da família. É um modelo fora-de-linha que os Jetsons amam e nunca o trocariam por outro mais moderno. Rosie faz todo o trabalho de casa e também ajuda como babá.
Criado em 1962 por William Hanna e Joseph Barbera.

Hal 9000, de Odisseia no Espaço
É um personagem ficcional de "Odissey Space", de Arthur C. Clarke, e foi imortalizado pela adaptação cinematográfica feita por Stanley Kubrick para "2001 - Uma Odisseia no Espaço". A representação física da inteligência artificial de Hal 9000 é um olho-câmera de cor vermelha. Ele foi um dos primeiros a ingressar no Robot Hall of Fame.
Criado em 1968 por Arthur C. Clarke.

R2-D2, de Star Wars.
Inseparável companheiro de C-3PO. Apesar dos protestos de C-3PO, este droide astromecânico de Luke Skywalker tem o hábito de salvar a Galáxia.
Criado em 1977 por George Lucas.

C-3PO, de Star Wars
Sempre junto com seu parceiro R2-D2, C-3PO aparece em todos os filmes da série. Um tanto tímido, sua figura dourada estilizada não passa despercebida. Domina mais de seis milhões de formas de comunicação e costuma apresentar-se negativo em questões de possibilidade de sobrevivência. Os Ewoks o consideram um deus.
Criado em 1977 por George Lucas.

Exterminador, de The Terminator
É um ciborgue assassino interpretado por Arnold Schwarzenegger, na série de filmes "The Terminator" (O Exterminador do Futuro). Seu nome técnico é Cyberdyne Systems Modelo 101, série 800 (que gera sua alcunha mais utilizada, T-800), exceto o de "Terminator 3: Rise of the Machines", série 850 (T-850).
Criado em 1984 por James Cameron.

Johnny 5, de Short Circuit
De "O Incrível Robô" (nome da película no Brasil), em que um robô fabricado inicialmente para fins militares é dotado acidentalmente de consciência após ser atingido por um raio. Trata-se de um dos poucos robôs da época que não desejavam acabar com a humanidade e nos mostravam seu lado mais amável.
Criado em 1986 por Syd Mead. LINK

Bender, de Futurama
Bender Bending Rodríguez é um personagem do desenho animado Futurama e apesar de não ser o personagem principal, é geralmente o mais lembrado pelos fãs da série. Fabricado em Tijuana, México, no ano de 2997, é um sociopata de aço (bem, de ferro, titânio, chumbo, zinco, dolomita e níquel), Bender atua como uma síntese de todos os defeitos do ser humano de uma forma muito divertida.
Criado em 1999 por Matt Groening.

Outros robôs: Wal-4, RoBoCop

Nenhum comentário: