05 julho, 2019

A arte de Mucha

para Elda Gurgel e Silva (*)

Voltemos no tempo para o fim do século XIX - início do século XX na Europa, para o período em que a arte foi principalmente representada pelo estilo Art Nouveau. Nessa época, a arte recuperou o aspecto jovial, e as pinturas se tornaram coloridas, com exuberância de curvas, e sendo adornadas com flores e ouro.
Uma das figuras mais proeminentes do período foi o pintor checo Alphonse Mucha (1860 - 1939), não obstante à restrição que ele fazia à expressão definidora de sua arte ("O que é isso, Art Nouveau? A arte nunca pode ser nova.").
A série de painéis decorativos que você vê abaixo é uma das obras mais conhecidas do pintor. Retrata as quatro estações do ano na forma de mulheres bonitas.


Além de painéis decorativos, Mucha produziu retratos de mulheres, ilustrações de livros, cartazes de teatro, anúncios diversos, cartões postais, calendários e até mesmo capas de menus. Ele também projetou os vitrais da Catedral de São Vito, em Praga
Depois de se tornar um pintor de renome mundial, Mucha retornou a Praga, onde fez o trabalho de sua vida: uma série de vinte telas monumentais conhecidas como "A Epopeia Eslava", retratando a história dos os povos eslavos, que ele pintou entre 1912 e 1926. Esta série encontra-se atualmente em exibição na Galeria Nacional de Praga .

(*) Minha mãe Elda, fã ardorosa de Mucha. gostava de reproduzir em suas tapeçarias as telas do pintor checo.

Nenhum comentário: