14 julho, 2019

A vida sem os gigantes tecnológicos

A história da jornalista que tentou bloquear as grandes empresas de tecnologia de sua vida: Amazon, Facebook, Google, Microsoft e Apple.


Em A vida sem os gigantes tecnológicos (Gizmodo), a intrépida repórter Kashmir Hill conta como ela tentou eliminar de sua vida completamente todos os vestígios de aplicativos, serviços, dispositivos, rastreamento e dados dos cinco gigantes do mundo moderno. Por uma semana para cada empresa.
Para impedir que meus dispositivos conversassem com os servidores dos cinco grandes e vice-versa, a Dhruv criou uma rede privada virtual, ou VPN, para mim, através da qual eu enviava todo o meu tráfego de internet. Em seguida, ela usou a VPN para impedir que meus dispositivos usassem os endereços IP de propriedade da Amazon, do Google, do Facebook, da Microsoft e / ou da Apple, dependendo da semana.Em um dia normal, conforme medido pela VPN, eu costumo enviar dois milhões de pacotes de dados para a internet e mais da metade deles (60%) vão para os gigantes da tecnologia. Isso significava que mais da metade do meu uso normal da internet seria interrompido - incluindo praticamente todas as formas de comunicação com meus amigos, familiares e colegas.
Estes foram os resultados:
AMAZON: "Impossível"
FACEBOOK: "Eu perdi"
GOOGLE: "Tudo correu mal"
MICROSOFT: "Deveria ter sido removido"
APPLE: "Foi devastador"
Pessoas já fizeram experimentos mentais sobre qual dos “cinco terríveis” seria mais difícil viver sem, mas eu achei que seria mais esclarecedor, apesar de doloroso, fazer um experimento real: eu tentaria bloquear um gigante de tecnologia a cada semana, para contar a história da minha vida sem ele. Só no final dessas cinco semanas, eu tentaria bloquear todos eles de uma só vez. Deus me ajude.
Ler também: Um ano de vida bíblica

Nenhum comentário: