08 agosto, 2014

O bloqueio do escritor

É o fenômeno psicológico pelo qual um escritor profissional perde a inspiração, o fluxo criativo e, como consequência, a capacidade de escrever. Este bloqueio pode levar horas, dias, semanas ou meses e, em casos extremos, anos ou até o resto da vida, o que tem levado alguns escritores ao afastamento de suas atividades.
As razões para isso não são totalmente claras, mas acredita-se que responde a diferentes fatores psicológicos, tais como a tensão e a depressão, ou ligados a problemas pessoais. Alguns acreditam que o bloqueio ocorre quando o escritor sofre distrações frequentes e precisa isolar-se por um tempo. Outros argumentam que, quando um escritor publica livros bem sucedidos e premiados, passa a ter dificuldades para continuar a escrever com medo de não manter o nível de sua obra. WIKIPÉDIA
Neste link que remete o leitor ao Journal of Applied Behavior Analysis (JABA) há um interessante artigo de Dennis Upper, intitulado The Unsuccessful Self-Treatment of a Case of “Writer’s Block” (O Fracassado Auto-Tratamento de um Caso de “Bloqueio do Escritor”). Pode ser lido de uma assentada, visto que o artigo completo (43K) apresenta conteúdo vazio (alguém já disse mais com menos palavras?). Resume-se ao título, mas já foi citado 60 vezes.
O artigo foi publicado – sem revisão – com este entusiasmado comentário do Revisor A:
Eu estudei cuidadosamente este manuscrito, com suco de limão e raios-X, não detectando um só defeito no projeto ou no estilo da apresentação. Sugiro ser publicado sem revisão.
Não é uma réplica ao artigo, é só um comunicado: Esses bloqueios eu resolvo sempre com o Google e a Wikipédia.

Nenhum comentário: