22 agosto, 2014

♪Fiz uma viagem♪

Por Renato Braz (atenção para este violonista e intérprete) e o percussionista Bré. Outros músicos participaram desta gravação (sem os créditos informados no vídeo).
Uma canção de Dorival Caymmi. Ou de domínio público, tendo sido recolhida pelo compositor baiano.
Dia do Folclore
É festejado a 22 de agosto, porque foi nessa data, em 1846, que o inglês William John Thoms lançou a palavra "folclore", composta por duas expressões: "folk", do inglês, significando "povo", e "lore", significando "estudo".



:-) Eu fiz uma viagem
A qual foi pequenininha
Eu sai dos Olhos d'Água
Fui até Alagoinha
Agora colega veja
Como carregado eu vinha
Eu trazia minha nega
E também minha filhinha
Trazia o meu tatu-bola
Filho do tatu-bolinha
Trazia o meu facão
Com todo o aço que tinha
Vinte couros de boi manso
Só no bocal da bainha
Trazia uma capoeira
Com quatrocentas galinhas
Vinte sacos de feijão
E trinta sacos de farinha
:-( Mas a sorte desandou
Quando eu cheguei a Alagoinha
Bexiga deu na nega
Catapora na filhinha
Morreu o meu tatu-bola
Filho do tatu-bolinha
Roubaram o meu facão
Com todo o aço que tinha
Vinte couros de boi manso
Só no bocal da bainha
Morreu minha capoeira
Das quatrocentas galinhas
Gorgulho deu no feijão, colega
mofo deu na farinha

Nenhum comentário: