18 agosto, 2014

♪Lucy in the Sky with Diamonds♪

A história da canção
Em uma tarde, no início de 1967, Julian Lennon voltou do jardim de infância com um desenho que havia feito de sua colega de classe, Lucy O’Donnell, de quatro anos. Ao ser perguntado por John sobre o que se tratava, ele disse que era “Lucy no céu com diamantes”.
John ficou tão impressionado com o desenho e, especialmente, o título dado por seu filho, que começou a compor “Lucy in the Sky with Diamonds”, uma das três faixas de "Sgt. Pepper..." que supostamente falava de drogas. Logo que se apontou que as iniciais da canção formavam a sigla “LSD” parecia certo que John estava descrevendo uma viagem alucinógena. Ainda assim, ele negou isso veemente, pública e particularmente, mesmo nunca tendo evitado falar de músicas que realmente faziam referência às drogas. John sempre insistiu que a ideia surgira de um simples desenho infantil e que nada tinha a ver com drogas e alucinações. [...]
John afirmou que as imagens de alucinações na canção tinham sido inspiradas pelo capítulo de "Através do Espelho", de Lewis Carroll, em que Alice é levada rio abaixo em um barco a remo pela Rainha, que de repente se transforma em um carneiro. "Alice no País das Maravilhas" e "Através do Espelho" eram dois dos livros preferidos de John quando criança. Em uma entrevista de 1965, ele afirmou que quando criança os relia uma vez por ano. Em outro momento, ele declarou que, em parte, foi graças à leitura que ele percebeu que as imagens em sua cabeça não eram sintomas de insanidade. “Surrealismo para mim é realidade”, ele afirmou. “A visão psicodélica é realidade para mim e sempre foi”.
Outra inspiração para a canção fora o "The Goon Show", programa de rádio britânico com Spike Milligan, Harry Secombe e Peter Sellers transmitido pela BBC entre junho de 1952 e janeiro de 1960. Os roteiros, escritos principalmente por Milligan, satirizavam figuras do establishment, atacavam o conservadorismo do pós-guerra e popularizavam um humor bem nonsense. A famosa excentricidade de John devia muito aos Goons. Ele disse a Spike Milligan que “Lucy in the Sky with Diamonds” e diversas outras canções tinham sido parcialmente inspiradas em diálogos do "The Goon Show". [...]
A canção
Com "The Beatles", legendada em inglês, traduzida pelo "Vagalume". Aqui
Com Dan Torres:



Os ócios do ofício
Em 1974, o professor Donald Johanson e o estudante Tom Gray atribuíram, inspirados pela canção que tocava no gravador do acampamento, o nome de "Lucy" ao fóssil de um hominídeo do sexo feminino, com 3,2 milhões de anos, descoberto por eles no deserto de Afar, na Etiópia.

09/09/2020 - Marcado há 3 meses como "Comentário em destaque" no YouTube.

Nenhum comentário: