25 fevereiro, 2012

Pery Ribeiro (1937–2012)

Luto na Música Popular Brasileira. O cantor Pery Ribeiro (foto) morreu na manhã de ontem, sexta-feira (24), no Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro.
O artista era filho da cantora Dalva de Oliveira e do compositor Herivelto Martins. Iniciou sua carreira artística aos três anos de idade, participando da dublagem de filmes de Walt Disney. Em 1941, com quatro anos de idade, já se apresentava como cantor no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Foi o responsável pela primeira versão comercial da canção "Garota de Ipanema", sucesso em todo o mundo, além de haver lançado diversos discos dedicados à Bossa Nova. A partir da década de 1960, Pery gravou e desenvolveu trabalhos ao lado de Luís Bonfá, Menescal e Bôscoli, Leny Andrade, Sérgio Mendes, Baden Powell Johnny Alf e outros.Cantou também ao lado do Trio de Ouro, em 1992, na festa dos 80 anos de seu pai, Herivelto Martins.
Em 2006, publicou o livro "Minhas duas estrelas - Uma vida com meus pais", escrito em parceria com sua mulher, Ana Duarte. Este livro serviu de inspiração à minissérie "Dalva e Herivelto - Uma canção de amor" que a TV Globo exibiu em 2010.

AVE-MARIA NO MORRO
(apenas no YouTube)

Nenhum comentário: