25 fevereiro, 2012

Engolindo essa!

Hoje (25 de fevereiro), uma categoria comemora o seu dia fazendo aquilo que melhor sabe fazer: engolir espadas!
Dan Meyer, que preside a Sword Swallowers Association International (SSAI), explica os motivos por que agora os engolidores de espadas têm um dia mundial dedicado a eles.
"Nós, engolidores de espada, temos arriscado nossas vidas por mais de 4 mil anos. Muitas pessoas ou não acreditam que a nossa arte seja real ou pensam que ela acabou. Nós, então, estabelecemos o Dia Mundial do Engolidor de Espadas para promover esta antiga arte que ainda conta com algumas dezenas de praticantes em todo mundo. Com isso, aumentamos a conscientização sobre as nossas contribuições nos campos da medicina e da ciência, homenageamos os artistas veteranos e aumentamos os fundos para a pesquisa do câncer de esôfago e para o socorro aos engolidores de espadas feridos."

Curiosidades
  • Engolir espadas é uma arte que se originou na Índia por volta de 2.000 a.C.
  • Os engolidores de espada usam técnicas mentais para reprimir o reflexo do vômito desencadeado por essas lâminas de aço maciço, de 15-30 centímetros de comprimento.
  • Engolir espadas pode necessitar de 2 anos a 7 anos de aprendizado, mas há pessoas que, mesmo depois de muitos anos de prática, nunca aprendem a dominá-la.
  • No mundo, ocorrem anualmente 5 a 7 ferimentos relativos a essa prática que requerem hospitalização, além de dezenas de outros que não são notificados.
  • O tratamento das lesões relacionadas com o ato de engolir espadas pode custar de 50 a 80 mil dólares por lesão.
PGCS
Correspondência
Hans Rosling, um médico sueco cujas aulas no TED são sempre espetaculares. Digite lá " poverty" e encontrará a palestra em que, no final, ele engole uma espada.
Nelson Cunha
N. do E.
A palestra indicada por Nelson pode ser assistida clicando sobre: Hans Rosling's new insights on poverty.
"Tragam-me minha espada. Engolidores de espadas são da antiga Índia. São uma expressão cultural que, por milhares de anos, têm inspirado seres humanos a pensar além do óbvio. E eu vou provar para vocês que o aparentemente impossível é possível, pegando esse pedaço de aço - aço maciço - é uma baioneta do exército sueco, 1850, do último ano em que tivemos guerra. E é aço maciço - vocês podem ouvir aqui (percutindo-a com um martelo). E eu vou pegar essa lâmina de aço e empurrar para dentro de meu corpo, de carne e osso, e provar para vocês que o aparentemente impossível é possível. Posso pedir um minuto de silêncio absoluto?" (Aplausos)

3 comentários:

Nelson Cunha disse...

Linda Lovelace foi recrutada num circo e fez sucesso no cinema.

Nelson Cunha disse...

Desculpe a referência impura vinda de um velho que não se dá ao respeito. Velho verde, como se diz no mundo castelhano.

Paulo Gurgel disse...

A arte dela era outra.
Ficou famosa mas terminou enganada pelos produtores de seus filmes.