27 fevereiro, 2012

Hipátia de Alexandria

Hipátia por Rafael
Hipátia (ou Hipácia) de Alexandria foi uma matemática e filósofa neoplatônica, nascida aproximadamente em 355 e assassinada em 415.
Criada em um ambiente de idéias e filosofia, tinha uma forte ligação com o pai, o filósofo e astrônomo Téon, o qual, além de conhecimentos, lhe transmitiu a forte paixão pela busca de respostas sobre o desconhecido. Diz-se que ela, sob tutela e orientação paternas, submetia-se a uma rigorosa disciplina física, para atingir o ideal helênico de ter a mente sã em um corpo são.
Ficou famosa por ser uma grande solucionadora de problemas. Matemáticos confusos, com algum problema em especial, escreviam-lhe pedindo uma solução. E ela raramente os desapontava. Obcecada pelo processo de demonstração lógica, quando lhe perguntavam por que jamais se casara, respondia que já era casada com a verdade.
Haver sido uma filósofa pagã num meio predominantemente cristão levou a que fosse assassinada. Esse fato aconteceu no período em que Cirilo, conhecido pela intransigência em defesa da ortodoxia da Igreja, era o Patriarca de Alexandria.
O historiador Edward Gibbon descreve assim o trágico fim de Hipátia :
"Num dia fatal, na estação sagrada da Quaresma, Hipácia foi arrancada da carruagem, teve as roupas rasgadas e foi arrastada nua para a igreja. Lá foi desumanamente massacrada pelas mãos de Pedro, o Leitor (sic), e a horda de fanáticos selvagens. A carne foi esfolada dos ossos com ostras afiadas, e os membros, ainda palpitantes, foram atirados às chamas".
Fonte: Wikipédia

Rodapost
Vem sendo apontada como um novo gênio universal do sexo feminino a pré-adolescente inglesa Victoria Cowie. Com a atual idade de 11 anos, Victoria apresentou um QI de 162 pontos no teste que fez no Mensa, uma sociedade que foi fundada em 1946 na Inglaterra e que reúne pessoas de alto QI de mais de 100 países. PGCS

Nenhum comentário: