04 outubro, 2018

Os primeiros teóricos do voo espacial

Para gerações de entusiastas do espaço, Jules Verne foi a primeira pessoa a imaginar o voo espacial tripulado. Mas agora surgiu que o escritor de ficção científica foi batido por um obscuro ministro de igreja escocês de uma sonolenta aldeia em Fife.
Um especialista na história da exploração espacial descobriu que o Rev. William Leitch, um ministro presbiteriano de Monimail, perto de Cupar, foi o primeiro a desenvolver a ideia de que não só os foguetes podem voar no espaço, mas poderiam fazê-lo mais rápido e sem problemas fora da atmosfera terrestre.
E ele antecipou-se a Jules Verne em quatro anos, diz Robert Godwin, curador do Canadian Air and Space Museum, em Ottowa. Isso invoca a história convencional da exploração espacial, acrescentando a teoria do voo espacial à longa lista de triunfos técnicos e de engenharia reivindicados pelos escoceses, incluindo a televisão inventada por John Logie Baird e o telefone inventado por Alexander Graham Bell.
"Não há dúvida em minha opinião de que Leitch merece um lugar de honra na história do voo espacial. O fato de ser cientista é a chave dessa história. Ele não estava apenas fazendo um palpite selvagem", disse Godwin
Em seu romance de 1865, "Da Terra à Lua", o renomado escritor francês descreveu pessoas sendo disparados no projétil de uma arma à Lua. A visão de Verne foi imortalizada no filme pioneiro de 1902, de George Méliès, "A Viagem à Lua", que fez a cápsula com as pessoas dentro pousar no olho da Lua.


Embora Verne estivesse escrevendo ficção satírica, seus cálculos de mecânica orbital lhe renderam a reputação de teórico fundador da astronáutica. O cientista russo Konstantin Tsiolkovsky, que primeiro delineou a teoria matemática do movimento do foguete em 1903, em uma cabana de madeira perto de Moscou, citou Verne como uma inspiração.
Do mesmo modo, Robert H Goddard, um professor de física da Universidade de Clark, em Massachusetts, que afirmou em 1920 que um foguete poderia funcionar no vácuo, sendo à época ridicularizado pelo New York Times (uma desculpa foi publicada no momento dos desembarques na Lua).
Em um novo artigo para The Space Library, Godwin reescreveu essa história. "Não só [Leitch] entendia a lei de ação e reação de Newton, como também entendia que um foguete funcionaria mais eficientemente no vácuo do espaço; um fato que ainda causou a Goddard e outros serem ridiculizados quase seis décadas depois".
Escrevendo durante 1861, Leitch estabeleceu suas teorias em seu livro "God's Glory in the Heavens", publicado por um pequeno editor de Edimburgo Alexander Strahan em 1862. Em um ensaio "A Journey Through Space", escrito logo depois que ele deixou Fife para o Canadá se tornar diretor da Queen's University em Kingston, Ontário, Leitch escreveu que: "A única máquina, independente da atmosfera, que podemos conceber, seria uma sob o princípio do foguete".
"O foguete sobe no ar, não por causa da resistência oferecida pela atmosfera ao seu fluxo ardente, mas a partir da reação interna. A velocidade, de fato, seria maior no vácuo do que na atmosfera e, dispensando o ar, poderíamos, com essa máquina, transcender os limites do nosso globo e visitar outras orbes".
A afirmação de que o foguete não precisa de uma atmosfera para "empurrar contra" é extraordinariamente presciente para 1861. Mesmo no final dos anos 1930, Fritz Zwicky - o astrônomo do Instituto de Tecnologia da Califórnia que descobriu a existência de "matéria escura" - pensou que qualquer um que acreditasse que um foguete poderia funcionar no vácuo seria um "completo idiota ".
Leitch morreu no Canadá de um ataque cardíaco em 1864. No ano anterior, Julio Verne havia publicado o  "Da Terra à Lua", com 49 anos de idade.
Godwin estabeleceu também outra coincidência: Leitch morreu em 4 de outubro, o dia em que os russos lançaram o Sputnik, o primeiro satélite artificial do mundo, 93 anos depois.
E por causa de outro elemento acidental desta história, os canadenses estão agora reivindicando Leitch como sendo um deles. Parece que a passagem chave de seu ensaio pode ter sido escrita em um navio a vapor, levando Leitch para o seu novo posto de ensino em Ontário, em algum lugar do Atlântico.
O astronauta aposentado Chris Hadfield - o primeiro canadense a caminhar no espaço - foi rápido para reivindicar Leitch, tuitando o seguinte: "Acabo de saber que um canadense inventou a viagem espacial: Professor William Leitch em 1861. Legal!"

Extraído de: www.theguardian.com/uk-news/scotland-blog
http://www.publishnews.com.br/materias/2012/09/10/70155-as-viagens-a-lua-de-verne-melies-e-armstrong
https://twitter.com/Cmdr_Hadfield/status/650797682450108416/photo/1

Nenhum comentário: