07 agosto, 2021

O grande barco de Utnapishtim

Por volta de 2.100 a.C, os mesopotâmicos começaram a escrever a Epopeia de Gilgamesh, eventualmente compilando a história em uma série de 12 tábuas de argila. A história segue Gilgamesh, que já foi o rei de Uruk na vida real, e sua busca pela imortalidade.
Depois que um bom amigo morre, Gilgamesh procura o sábio Utnapishtim para aprender com ele como poderia evitar semelhante destino.
A história de fundo de Utnapishtim é anterior ao conto bíblico da arca de Noé, mas as duas narrativas contêm várias semelhanças.
Em Gilgamesh, deuses irados desencadeiam uma grande inundação na Terra, mas primeiro avisam Utnapishtim de seu plano. Utnapishtim então constrói um grande barco para proteger a si mesmo, sua família e seus animais. Depois de sobreviver à tempestade, ele envia um pássaro em busca de terra firme (imagem), assim como Noé fez depois com uma pomba.
Historiadores acreditam que este conto e um dilúvio real (que aconteceu cerca de 7.000 anos atrás) tenham inspirado a história bíblica de Noé.

Extraído de: The Bible Stories You Learned In Sunday School Exist In Other Religions (texto sugerido por Jaime Nogueira) NEW POSTS

Nenhum comentário: