16 agosto, 2021

Números aleatórios genuínos

1984 Science News relata que Persi Diaconis, um estatístico de Stanford, pode fazer um embaralhamento perfeito oito vezes seguidas, retornando assim o baralho de 52 cartas à sua ordem original. Ele também provou que sete embaralhamentos comuns são suficientes para randomizar um baralho de cartas. 
http://pballew.blogspot.com/2021/03/on-this-day-in-math-march-31.html#links
Persi Warren Diaconis (31 de janeiro de 1945) é um matemático e ex-mágico estadunidense. Professor de estatística e matemática da Universidade Stanford, Persi é conhecido particularmente por tratar de  problemas matemáticos envolvendo aleatoriedade como, por exemplo, cara ou coroa e embaralhamento de cartas.


O embaralhamento é o ato de transformar uma sequência de cartas em uma sequência completamente aleatória, e é essencial para jogos de cartas de forma a garantir o elemento do acaso nestes jogos.
Pat Ballew, o controlador do Pat's Blog, é professor aposentado de matemática. Leigo que sou nesta área do saber, trago à baila o que um dia li em dois sites de randomização: o Random.org e o HotBits. O primeiro, para gerar números aleatórios genuínos, utiliza-se do ruído atmosférico, e o segundo, do processo de decaimento radioativo.

Random.org
Talvez você tenha se perguntado como máquinas previsíveis como computadores podem gerar aleatoriedade. Na realidade, a maioria dos números aleatórios usados ​​em programas de computador são pseudo-aleatórios , o que significa que são gerados de forma previsível usando uma fórmula matemática. Isso é bom para muitos propósitos, mas pode não ser aleatório da maneira que você espera se você está acostumado a jogar dados e participar de sorteios de loteria.
http://www.random.org/
HotBits
Pessoas que trabalham com computadores costumam falar desleixadamente sobre o “gerador de números aleatórios” de seu sistema e os "números aleatórios" que ele produz. Mas os números calculados por um computador por meio de um processo determinístico não podem, por definição, serem aleatórios. Dado o conhecimento do algoritmo usado para criar os números e seu estado interno, você pode prever todos os números retornados por chamadas subsequentes ao algoritmo, enquanto com números genuinamente aleatórios o conhecimento de um número ou de uma sequência arbitrariamente longa de números é de qualquer maneira inútil na previsão do próximo número a ser gerado.
http://www.fourmilab.ch/hotbits/
Aqui postado para o debate dos interessados.

Nenhum comentário: