02 agosto, 2021

Medalhas (consen)suadas

A final da prova do salto em altura dos Jogos Olímpicos de Tóquio terminou de uma maneira invulgar.
Após não conseguir participar dos últimos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, há cinco anos, em função de uma lesão no tornozelo às vésperas da competição, Gianmarco Tamberi viu a glória neste domingo (01/08) na Olimpíada de Tóquio - 2020.
O italiano de 29 anos foi o atleta a realizar o maior salto em altura, faturando a medalha de ouro.
Mas um fato curioso aconteceu no estádio. O ponto mais privilegiado do pódio foi compartilhado com Mutaz Essa Barshim, do Catar, por ele ter também atingido a mesma altura no salto: 2,37 metros.
Os atletas chegaram a tentar uma meta mais alta, de 2,39 metros, mas ambos falharam em suas tentativas. Com isso, Barshim não pensou duas vezes e perguntou: "Podemos ter dois ouros?".
Bastou o aval do oficial da prova para ambos comemorarem juntos o ouro em Tóquio.


Barshim e Tamberi comemorando. Imagem: CNN Brasil

Ler também: As medalhas da amizade

Consensar ou consensuar 
"Embora frequentemente utilizados em reuniões e acordos de trabalho, os verbos consensar e consensuar não se encontram dicionarizados, não sendo reconhecidos no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras (conferido em 02/08/2021). Podem ser considerados um jargão profissional, ou seja, um vocabulário específico, próprio de um grupo. São utilizados para indicar que há consenso, isto é, aprovação, consentimento, anuência." (Flávia Neves, Professora de Português)

Nenhum comentário: